BCAA ou Whey Protein – Qual o melhor suplemento para ganhar massa rápido?

By   outubro 12, 2015

Antes de respondermos a essa pergunta, primeiro vamos entender um pouco sobre o que é e como funcionam cada um desses suplementos.

O que é BCAA

Para entender um pouco sobre BCAA é preciso saber basicamente o que é aminoácido. De uma forma bem simplificada e resumida, vamos entender primeiro o que são aminoácidos: Que são, basicamente, pequenas partículas de proteínas.

Para que o corpo humano produza suas proteínas ele precisa dos aminoácidos que podem ser adquiridos através da alimentação natural (através dos alimentos que consumimos) ou de suplementos. Basicamente aminoácidos formam proteínas e as proteínas são responsáveis pela formação da massa muscular.

BCAA vem do inglês “Branched Chain Amino Acdis” que em português significa Aminoácido de Cadeia Ramificada. Esses aminoácidos são alguns dos principais elementos que compõem um programa nutricional esportivo profissional.

Fundamentais para a formação da musculatura, os BCAA’s compõem cerca de 35% da massa muscular corporal. Suas principais funções são: Formar anticorpos, construir células e reparar tecidos eles fazem parte do sistema hormonal, transportam oxigênio pelo corpo e atuam na formação do DNA e RNA.

O que é BCAA

Como funcionam os BCAA’s

Durante um treino intenso, o organismo se desgasta, o que faz com que o mesmo logo em seguida ao inicio da atividade, entre em uma espécie de regeneração, o que faz com que o corpo necessite de nutrientes para reabastecer as células.

Essa necessidade natural das células é suprida através do “roubo” dos aminoácidos que estão presentes nos músculos para abastecer o organismo de energia, o que acaba  fazendo com que o corpo perca massa muscular nesse processo.

Fornecer suplemento alimentar como os BCAA’s no momento desse processo faz com que o corpo seja suprido com sua carga de energia necessária e evita que o organismo retire esse energia da massa muscular, mantendo ela intacta.

Ou invés de tomar suplementos para repor essa massa depois de perdida, o consumo dos BCAA’s faz com que o corpo seja suprido antes mesmo da perda, o que auxilia na manutenção e desenvolvimento da massa muscular corporal como um todo.

Em outras palavras, os BCAA’s recompõem aquilo que é perdido pelo organismo no momento da atividade física e ainda auxiliam no transporte de nitrogênio usado pelo corpo. A reposição imediata desses aminoácidos contribui de forma imediata no crescimento da massa muscular corporal.

Quanto devo tomar?

Pesquisas indicam que a quantidade indicada de ingestão do BCAA é de 0,2 gramas por quilo de peso, ou seja, para uma pessoa de 80 quilos é recomendada uma quantidade de 16 gramas diárias durante os treinos.

Para que serve o BCAA e como devo tomar BCAA

Essa quantidade auxiliará seu organismo a reduzir a perda de massa muscular durante o treinamento, auxiliará na recomposição do que for necessário e ainda atuará na prevenção de possíveis lesões musculares que podem ser causadas pela intensificação e sobrecarga de treinamentos de alto rendimento.

Pontos Positivos dos BCAA ‘s

Auxiliam na reconstrução das proteínas do organismo, facilitando eu ajudando o corpo na formação e reconstrução das fibras musculares e consequentemente no aumento da massa muscular. Evita o aparecimento de lesões das fibras musculares e auxilia na recuperação do organismo como um todo após uma sessão de treinamentos pesados.

Por serem compostos de aminoácidos e não conterem calorias nem carboidratos, os BCAA ‘s não engordam e não são responsáveis pela retenção de líquidos como muitas pessoas temem.

Os BCAA ‘s não precisam ser ciclados assim como hormônios exógenos, pois o corpo metaboliza naturalmente o aminoácido transformando-o em proteína e posteriormente em massa muscular.

Pontos Negativos dos BCAA ‘s

Assim como qualquer outro suplemento alimentar o consumo exagerado de BCAA pode trazer consequências para o organismo em geral.

Sua quebra no estômago se for desnaturada pode causar um elevado estresse renal, o uso exagerado por um longo período pode ocasionar a formação de cálculos renais devido ao excesso de amônia que será  acumulada nos rins.

Da mesma forma que não engorda, o BCAA também não emagrece, uma vez que aminoácidos não estão diretamente ligados a perda de gorduras. Portanto não interferem de forma alguma na perda de peso corporal.

Quem pode tomar BCAA?

Quem pode tomar bcaa

Não existem contra indicações quanto ao consumo do BCAA, uma vez que esse suplemento é um composto de aminoácidos que auxiliam na formação de proteínas que são encontradas em diversos alimentos naturais, porém cuidado com o consumo elevado. Antes de iniciar o consumo de qualquer que seja o suplemento alimentar é recomendada a procura por um profissional da saúde que possa lhe orientar quanto formas corretas e quantidades de consumo do suplemento.

O que é Whey Protein?

Antes de fazermos essa comparação entre BCAA e Whey protein, leia nosso artigo que explica: Tudo sobre Whey Protein

BCAA ou Whey Protein, qual devo consumir?

Essa resposta é um tanto quanto controversa, existem duas posições sobre esse assunto entre os profissionais da área.

Em uma delas alguns profissionais alegam que consumir BCAA e Whey Protein é necessariamente um desperdício de dinheiro, uma vez que o BCAA é um composto aminoácido que forma a proteína e o Whey Protein é um suplemento composto basicamente da proteína extraída do leite, ou seja, o BCAA são partículas do Whey Protein, portanto não há a necessidade de consumir os dois suplementos ao mesmo tempo.

Em outra opinião sobre esses suplementos, alguns profissionais afirmam que o BCAA é um complemento do Whey Protein.

Neste caso os especialistas defendem que o Whey Protein é indicado para o ganho e a recuperação da massa muscular enquanto que o BCAA está focado na prevenção do catabolismo muscular, evitando assim a fadiga durante os treinos e o consumo associados desses suplementos alimentares traz um maior benefício ao atleta.

Independente das opiniões diferentes, antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento alimentar ou outro tipo de medicamento associado a ganho de massa muscular ou melhoria no seu desempenho em treinamentos, procure o auxilio de um médico, nutricionista ou professor de educação física.

Certamente um desses profissionais lhe darão todas as informações necessárias para que você possa realizar suas atividades físicas e atingir seus objetivos com segurança e sem colocar sua saúde em risco, além de proporcionar um acompanhamento dedicado ao você na busca do seu objetivo.

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6 Comments on “BCAA ou Whey Protein – Qual o melhor suplemento para ganhar massa rápido?

  1. João Paulo Santana Post author

    Muito obrigado Roberto! Meu objetivo é publicar somente conteúdos que realmente agreguem valor aos meus leitores!

  2. Tania

    Eu vou a academia todos os dias, faço exercícios aeróbicos e musculação. Eu tomo termogenico, gostaria de saber se posso tomar bcaa também. Obrigada!

  3. João Paulo Santana Post author

    Olá Carioca, tudo bem?

    O objetivo de nossas matérias é apenas informativo. Cada indivíduo tem uma formação metabólica e suas características físicas diferentes uns dos outros, portanto, sugiro que você procure a orientação de um profissional de nutrição esportiva que possa fazer uma avaliação do seu corpo e de sua saúde e assim possa indicar qual o melhor caminho a seguir com relação a suplementos.

  4. NATHALIA

    OLA EU FAÇO ACADEIA E ESTAVA PENSANDO EM TOMAR WHAY OU BCAA , SO QUE ESTOU EM DUVIDA DE QUAL É O MAIS ACONSELHADO PARA MIM , POIS EU NAO PRETENDO ENGORDAR E SIM DEFINIR O CORPO

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