Alimentos industrializados – Você nunca mais comerá salsicha!

By   julho 2, 2016

Alimentos industrializados

Você sabe o mal que os alimentos embutidos trazem para sua saúde?

Quem é que não gosta de chegar em casa e preparar uma refeição que fica pronta em 10 minutos, você coloca alguma coisa congelada no micro-ondas e em poucos minutos sai um prato quentinho e delicioso para saborear.

Bom né? Mas você sabe como esse tipo de alimento é preparado? Sabe o que a indústria de alimentos precisa colocar nesse tipo de comida para que ela fique conservada e pronta pra comer em minutos? Pois é, esse é o grande problema, a maioria das pessoas que consomem esses alimentos não sabe.

Mas o que são alimentos industrializados e ou embutidos?

Alimentos industrializados são populares porque economizam tempo e são fáceis de consumir – na maioria dos casos, é só abrir e comer, no máximo, esquentar no microondas ou no forno. São coisas ideais pra quem tem uma rotina corrida ou pra quem não gosta de cozinhar.

alimentos industrializados

O que deixa OMS (Organização Mundial de Saúde) em alerta é que o consumo desse tipo de alimento vem crescendo de forma alarmante na grande maioria dos países do mundo.

Conheça a lista dos maiores vilões dos alimentos industrializados

  1. Nuggets: No topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos, os nuggets são compostos basicamente por gordura, carboidratos e glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar, além de tudo isso ainda são fritos, o que faz com que eles agreguem ainda mais gorduras trans.
  1. Refrigerantes: Todos sabemos que não a nada de saudável nos refrigerantes, entretanto é uma das bebidas mais consumidas do mundo pela praticidade e sabor agradável. A grande quantidade de adoçantes e corantes presentes nessas bebidas podem fazer muito mal ao fígado e seu teor ácido pode alterar o PH do organismo.
  1. Salsicha e carnes processadas: Estas carnes não possuem nenhum valor nutricional, são altamente processadas em temperaturas extremas que destroem qualquer tipo de nutriente que poderia existir ali. A presença demasiada de conservantes e do venenoso glutamato monossódico são uma bomba que a saúde alimentar.
  1. Biscoitos: Além da demasiada quantidade de açúcares presentes nesse tipo de alimento, ele também é carregado de gorduras trans para eu dure cada vez mais tempo e permaneça sempre crocante nas prateleiras dos supermercados antes de ser consumido.
  1. Condimentos e molhos: Esses alimentos, na maioria das vezes são preparados com xarope de milho, rico em frutose. Esse alimento é muito utilizado pela indústria pois agrega volume e sabor aos alimentos de forma barata, o problema é que eles tem grandes porções de gorduras trans e glutamato monossódico.

Existe uma lista enorme de alimentos embutidos e enlatados que contém açúcares, gorduras trans e glutamato monossídico.

Além dos principais citados acima, temos também: carne de hambúrguer, presunto, linguiça, mortadela, enlatados como feijoada, sardinha, salgadinhos, batata frita congelada, lasanha, além de todos os itens que são produzidos, congelados e ficam prontos em poucos minutos após colocados no micro-ondas.

Mas calma, não é necessário excluir de vez esse tipo de alimento de sua dieta, mas reduzir drasticamente o consumo seria uma boa prática para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.

Baixo valor nutricional

Uma característica muito comum nos alimentos industrializados e processados são o baixo valor nutricional devido a sua forma de preparo e aos componentes que são usados em sua composição, isso pode facilmente ser observado pois os mesmos não se decompõem facilmente.

Veja também…

Gengibre – O impacto dessa raiz na sua saúde

Nutrição Esportiva – Saiba o que os atletas de ponta comem

Reeducação alimentar – 8 Mitos e Verdades que você precisa saber

Receitas de Cookies – 3 Opções de dar água na boca

Lanches Leves – 7 Opções super simples com menos de 250 calorias

Como emagrecer rápido em 5 passos super simples

Chá de Ibisco – Como uma flor te ajuda a emagrecer

Até mesmo os animais como moscas, fungos e bactérias evitam o consumo desse tipo de alimento, tamanha é a carga de produtos químicos presente em suas formulas e fabricação.

Faça o teste você mesmo, deixe um pedaço de carne fresca, aquela comprada no açougue ou supermercado, juntamente com uma carne de hambúrguer ou uma salsicha em um prato em algum lugar onde esses alimentos possam permanecer por alguns dias.

Você vai observar que a carne fresca será atacada muito mais rapidamente por esses pequenos animais e entrará em decomposição mais rápido do que o alimento industrializado.

Agora, se nem mesmo fungos e bactérias dão preferencia para esses tipos de alimentos, porquê você o fará?

Quais os alimentos que devemos consumir?

Não é difícil encontrar e consumir alimentos saudáveis por ai, basta darmos um pouquinho amis de atenção a nossa lista de compras e procurar frequentar os supermercados com uma frequência um pouco maior.

Quanto mais frescos os alimentos, mais rápido eles se decompõem e portanto devem ser consumidos muito próximos de seu preparo ou colheita.

Alimentos como frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas e nutrientes que são absorvidos rapidamente pelo organismo e dificilmente se transformam em gorduras ruins depois de consumidos.

alimentos saudáveis

Por isso a importância de frequentar mais os supermercados. Ao invés de fazer uma compra mensal de produtos congelados e muito pobres em vitaminas e nutrientes, faça visitas semanais aos supermercados e compre produtos mais frescos que serão consumidos na semana.

Essa simples mudança fará com que seus hábitos alimentares mudem radicalmente, evitando assim o consumo dos processados.

Preparando de forma saudável

A preparação dos alimentos também pode fazer toda a diferença quando o assunto é mantê-los saudáveis.

Evite frituras e grandes quantidades e de preferencia para utilizar o forno para o preparo dos alimentos, trocar a opção frita pela assada ou grelhada reduz drasticamente o consumo de gorduras saturadas.

A adição de molhos e temperos como os saches prontos do macarrão instantâneo e os caldos de galinha ou carne em cubinhos também são verdadeiros venenos na hora do preparo dos alimentos, portanto podem e devem ser evitados sempre que for possível.

Consuma alimentos frescos sempre que puder, em pouco tempo você vai notar a diferença nas roupas e na balança, além de cuidar internamente de seu corpo e de seu organismo.

Gostou desse conteúdo? Curta nossa Fanpage e receba conteúdos em primeira mão!

Participe do nosso grupo no facebook clique Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *